Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas, Farmacêuticas, Abrasivas e Resinas Sintéticas de Sorocaba e Região

Imprensa

03-Set-2020 16:28
Economia

Empresas de pequeno porte são as que mais mantêm empregos

Mais de 80% das empresas (84,6% – cerca de 2,5 milhões de empresas) reportaram não ter havido mudança no quadro de funcionários ao final da segunda quinzena de julho em relação à quinzena anterior. É o que mostra a Pesquisa Pulso Empresa: impacto da Covid19 nas empresas, divulgados hoje, 2, pelo IBGE.

Apenas 7,9% (242 mil empresas) informaram ter reduzido o número de funcionários. Desse total, a maior proporção de redução (68,4% ou 165 mil empresas, das quais apenas 155 são empresas de pequeno porte) foi observada na faixa inferior a 25%. Independentemente de porte, atividade econômica ou localização geográfica, os maiores percentuais de redução ficaram no patamar de até 25% do pessoal.

A realização de campanhas de informação e prevenção e adoção de medidas extras de higiene continua sendo a principal iniciativa entre as medidas de reação para enfrentar a pandemia, sendo adotada por 93% das empresas. O trabalho remoto para os funcionários foi adotado por 34,9%; a antecipação de férias dos funcionários foi a medida de 20,3% das empresas; o adiamento de pagamento de impostos foi adotado por 30,5%; o método de entrega de produtos ou serviços, incluindo a mudança para serviços online, foi alterado por 29,1%; e linha de crédito emergencial foi a medida tomada por 11,4% das empresas.

IBGE
Deixe seu Recado