08-Dez-2021 15:52 - Atualizado em 10/12/2021 15:56
9º Congresso Força Sindical

Serginho assume a vice-presidência da Força Sindical

O evento teve a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lideranças sindicais e políticas.

A Força Sindical encerrou hoje o 9º Congresso Nacional com a eleição da Chapa 1 – “Emprego, Desenvolvimento Sustentável e Democracia”, encabeçada por Miguel Torres e com Sergio Luiz Leite na vice-presidência, na gestão 2021-2025.

Com o tema “Emprego, Desenvolvimento Sustentável e Economia”, o Congresso, que ocorreu de 16 de novembro a 8 de dezembro, em formato on-line devido à pandemia de Covid-19, teve diversos encontros com a participação de delegados e delegadas sindicais de todo o país para debater organização e financiamento, questão da transversalidade do gênero e seminário internacional sobre Direitos, o Futuro do Trabalho e Ação Sindical Pós Pandemia. Durante o período, também foi discutido o documento: “Teses para o Debate”, elaborado para tratar sobre a conjuntura política, econômica e social do Brasil e do Mundo e a participação da Força Sindical para garantir direitos sociais e trabalhistas.

“Agradecemos a toda a Delegação Química presente nos encontros do 9º Congresso e que contribuiu com os debates reafirmando nossa representatividade de luta e ação dentro da Força Sindical. Nossa Central tem papel fundamental no resgate do movimento sindical, no debate em defesa de relações dignas de trabalho, fortalecendo as negociações coletivas e equilibrando as forças entre capital e trabalho. Tudo isso no objetivo maior de alcançar uma sociedade mais justa, com emprego, renda e direitos.”
Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
Vice-presidente eleito da Força Sindical

“Na pessoa do presidente Miguel, saudamos a direção da nacional pela coragem e determinação de realizar o 9º Congresso da Central e construir as mudanças necessárias, fortalecendo o poder da Central e do movimento sindical em âmbito nacional e internacional.”
Edson Dias Bicalho,
Secretário geral da FEQUIMFAR e
1º Adjunto eleito da Secretaria de Relações Internacionais da Força Sindical

“A luta das mulheres sindicalistas é histórica e está representada na direção da nossa Central, que já conta com mais de 30% de representatividade.”
Maria Auxiliadora dos Santos,
Presidente do STTI Instrumentos Musicais de Brinquedos e
Secretária reeleita de Políticas para as Mulheres da Força Sindical

“Nos 30 anos desde a fundação da Força Sindical, a classe trabalhadora nunca passou por um momento tão turbulento quanto o que estamos vivenciando com ataques aos direitos sociais e trabalhistas. Nossa união é fundamental para enfrentar esta crise, manter conquistas e avançar.”
Danilo Pereira da Silva,
Presidente da Força Sindical SP e
Vice-presidente da FEQUIMFAR

Representatividade dos Químicos da Força

Apesar da diminuição de cargos, o Setor Químico, proporcionalmente, ampliou sua participação na composição da Chapa.

“Destacamos que os Químicos indicaram 75% de mulheres na direção executiva nacional! Saudamos a participação efetiva das mulheres, lideradas por Maria Auxiliadora, que permanece no cargo de secretária de políticas para mulheres”, diz Serginho.

Fonte: Fequimfar

Fequimfar